Primeira pesquisa eleitoral mostra Anna Carolina na frente

4
752

O Instituto de Pesquisa Avantis (IPA) divulgou na última semana uma pesquisa de intenção de votos para prefeito em Itajaí. Entre os dias 23 e 24 de agosto foram consultadas 780 pessoas de um total de 143.131 eleitores cadastrados junto à Justiça Eleitoral, promovendo um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. A pesquisa teve seu registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme determina a legislação (nº do registro SC-00640/2016).

Foram feitos três questionamentos: intenção de voto – espontânea (quando o instituto de pesquisa não informa o nome dos candidatos participantes do pleito); intenção de voto – estimulada (quando o órgão de pesquisa mostra a lista dos candidatos registrados na Justiça Eleitoral); e rejeição (qual candidato que o eleitor não votaria de maneira alguma).

Tanto na espontânea quanto na estimulada, a ordem dos candidatos por intenção de voto foi a mesma: Anna Carolina (PSDB) em primeiro lugar, Volnei Morastoni (PMDB) em segundo, e João Paulo (PP) em último. A variação maior ficou por conta do número de indecisos: 82,2% na espontânea e apenas 6,9% na estimulada, o que causou espanto em muitos e virou alvo de crítica ao método utilizado na pesquisa.

O candidato Volnei Morastoni, do PMDB, em declaração ao Diarinho, disse que a pesquisa foi encomendada pela candidata do PSDB, Anna Carolina. Por conta desta declaração, a coligação “A Itajaí que você quer” enviou à imprensa uma nota oficial explicando que não teve nenhuma ligação com a contratação da pesquisa nem sequer com o instituto que a promoveu, desfazendo o boato espalhado por apoiadores de Volnei.

Além de estar na frente, Anna tem menor rejeição No quesito rejeição dos candidatos a ordem é diretamente inversa, apresentando o candidato governista (João Paulo) liderando a lista, com 36,3%, seguido de muito perto pelo candidato Volnei Morastoni, com 35,4%, e Anna Carolina bem abaixo, com apenas 18,8%. Os indecisos quanto à rejeição somaram apenas 9,5%.

Até o fechamento desta edição a pesquisa do IPA/Avantis era a única registrada junto ao TSE a respeito do panorama eleitoral de Itajaí nas eleições 2016. Na vizinha Balneário Camboriú, quatro pesquisas já foram registradas, sendo duas pelo IPA/Avantis (SC-08025/2016 e SC-00113/2016), uma pela Diagrama Publicidade (SC-05895/2016) e outra pelo Instituto Tendência (SC-02198/2016).

Lideranças partidárias de diversas siglas se preocupam com os resultados das pesquisas, considerando que alguns institutos poderiam estar mal intencionados na apuração e divulgação dos resultados ou ter alinhamento político com alguma coligação.

4 Comentários

  1. UM CANDIDATO QUE TEVE DUAS CHANCES DE FAZER ALGO COMO PREFEITO.. SÓ DEU ESCÂNDALOS TEVE ATÉ SECRETARIO DELE SENDO PRESO POR ESCÂNDALOS ENVOLVENDO O INSS, SUMIU NO DIA DAS ENCHENTES…ATÉ DEIXOU O PESSOAL PREOCUPADO….- SERA QUE O PREFEITO EM FIM DE MANDATO MORREU AFOGADO?…. MAS QUE NADA… ELE APARECEU DAS BARBAS DE NETUNO E SE CANDIDATOU A DEPUTADO ESTADUAL… COMO VINGANÇA NADA FEZ PELO MUNICÍPIO…APENAS ENCAMINHOU O QUE JA ESTAVA SOLUCIONADO…E AGORA DIZ QUE ERA O PAI DA CRIANÇA… COMO DEPUTADO ESTADUAL… DEIXOU A DESEJAR…… MAS DIZ QUE FEZ..POREM NÃO PROVA….E MESMO QUE PROVASSE.. CÁ ENTRE NÓS… NÃO FEZ MAIS QUE A PRÓPRIA OBRIGAÇÃO…E PRA PIORA… ERA INIMIGO FERRENHO DO ATUAL PREFEITO…. ATÉ OFENDER O COITADO DE BOCA TORTA OFENDEU….E AGORA SÃO “MIGUINHOS…. SEM FALAR NO MONTE DE PAPAGAIO DE PIRATAS E SEU VICE QUE QUEREM TRANSFORMAR EMPREGOS DE CARGO DE CONFIANÇA EM EMPREGOS VITALÍCIOS….

  2. Itajaí tem de vir de pessoas diferentes com ideias novas, por estas e outras Razões eu considero Ana\ Carolina superior aos demais , agora não imagino o Sr. Volnei querendo emprego. nunca fez nada por Itajaí a não ser criticar e quando prefeito nunca fés nada por Itajaí a Brava era a sua prioridade na época , virou as costas e e trouxe a cúpula do PT de fora para, mamar aqui em nossa cidade .

    Acho que ja de para quem nunca fez nada,
    é minha Opinião

DEIXE UMA RESPOSTA