Coluna do Magru – 07 de setembro de 2016

1
299

UNIVERSITÁRIOS
A Dilma Rousseff caiu e fez a festa dos revolucionários da UJS – União da Juventude Socialista – que na sexta-feira da semana passada conseguiu reunir quase uma dúzia de jovens estudantes para uma manifestação do FORA TEMER GOLPISTA. Incrível que um movimento de esquerda com base na juventude universitária não consiga reunir número expressivo de jovens em uma cidade universitária como Itajaí.

PESQUISA
A pesquisa publicada pelo IPA/Avantis mostrou que Anna virou o jogo, tirando de Volnei o favoritismo inicial e, de Joao Paulo, a possibilidade de reação.

PESQUISA II
Até agora só foi registrada uma pesquisa de intenção de voto para Itajaí junto ao TSE, enquanto que para Balneário Camboriú já são quatro e para Brusque duas. Parece que as forças políticas e a mídia ou estão com pouco dinheiro para patrocinar as pesquisas, ou não estão com interesse em divulgá-las.

DEBATE I
Já o debate promovido pela rádio Menina FM na sexta-feira da semana passada mostrou que a pesquisa obrigou volnei e João Paulo a mudarem suas estratégias de campanha antecipando o inevitável: o FRENTÃO contra a candidata de oposição Anna Carolina. O debate de sábado, na RIC/Record, não foi diferente. Deixou claro que são dois candidatos de situação contra uma de oposição.

DEBATE II
Partindo para o ataque sobre a vida pessoal do pai de Anna Carolina, o candidato peemedebista Volnei José inaugurou na tela da televisão o que estávamos acostumados a ver a militância fazer, mas não os candidatos. Baixou o nível do debate e recebeu uma resposta dura.

DEBATE III
No debate da rádio Menina Volnei chamou o nosso Sem Censura de Jornaleco e tentou grudar a imagem da candidata Anna Carolina à imagem do seu progenitor – João Martins. Foi mais um lapso de memória de Volnei, que se esqueceu de um fato mais que conhecido e reconhecido por todos que entendem de política em Itajaí: João Martins é figura central na formação política de ambos – Volnei e Anna.

DEBATE IV
Alguns leitores dessa coluna questionaram a dinâmica do debate, que não ofereceu a oportunidade de tréplica aos candidatos. Sem a tréplica, o mesmo candidato que faz a pergunta termina dando sua opinião, deixando quem responde com apenas uma interação. Será que os assessores de campanha dos candidatos não perceberam ou questionaram isso na reunião que houve com a emissora dias antes do debate?

FRENTÃO I
O FRENTÃO governista usa uma estratégia visível aos olhos do eleitor: dividiram as tarefas políticas entre os dois candidatos, com João Paulo chamando Anna Carolina para um debate no estilo bate-boca e Volnei passando por MODERADO e conciliador, sem entrar no grosso da discussão. Enquanto Anna e João Paulo batem boca, Volnei faz uma campanha PROPOSITIVA.

FRENTÃO II
Para quem não lembra, ficar de fora da briga mais direta foi o que ajudou o deputado Décio Lima (PT) a se eleger prefeito de Blumenau em 1996. Daí pra frente alguns candidatos já utilizaram essa estratégia de colocar um aliado de uma coligação mais fraca para cima do opositor mais forte para ficar correndo por fora, com a pista livre.

PERSEGUIÇÃO I
Uma mãe de vereador parece que anda telefonando para alguns ex-assessores do filho para ameaçar com represálias a familiares detentores de cargos públicos. Tem gente sendo hostilizada pela mãe coruja até porque não convidou o vereador para uma festa de casamento. Pode uma coisa dessa?

PERSEGUIÇÃO II
A vereadora Dulce (PR) usou seu tempo na tribuna da Câmara de Vereadores para falar sobre relatos que tem recebido de profissionais da educação, que aparentemente estão sendo monitorados e perseguidos pelo governo. Segundo ela, os trabalhadores estão sendo chamados em horário de trabalho para reuniões de cunho político na Secretaria.

FRASE
Frase da semana colhida na rede social: “E não é que o frentão surgiu mesmo? É Volnei elogiando o Jandir (…) é João atacando (…) a Anna, mas baixando a voz e dando tapinha nas costas do Volnei”. Bianca A. Dagnoni N.

APOIO
Destaque na rede social da semana que passou foi uma foto clandestina de possível reunião patrocinada pelo vereador Douglas Cristino para apoiar as candidaturas da família Morastoni. Será que a foto vai compor o álbum oficial de campanha?

SEM CONTEXTO
Nas últimas semanas começaram a aparecer na rede alguns vídeos editados, montados tirando frases de contexto e tentando descredibilizar alguns candidatos. Ao meu ver, uma tentativa baixa e suja, compartilhada por pessoas que não têm nenhuma sensibilidade política para perceber o que realmente é importante para esta cidade.

SEM CONTEXTO II
Até agora vi pelo menos dois vídeos desses, um do João Paulo dizendo “o Porto que se vire”, que, provavelmente foi tirada do contexto porque ninguém em sã consciência poderia deixar o nosso porto à deriva sendo eleito prefeito desta cidade.

SEM CONTEXTO III
O outro vídeo é com frases da Anna Carolina sobre os cargos comissionados. Num trecho ela diz que é preciso cortar alguns cargos que não servem para nada, noutro elogia o trabalho de alguns comissionados. Em momento algum um discurso contradiz o outro, mas é essa imagem que quem montou o vídeo quer passar.

FLA-FLU
Partidários e apoiadores das campanhas majoritárias começaram a se exaltar. Parece que a campanha está começando a esquentar faltando menos de 30 dias para o dia de ir às urnas. O problema é que, para alguns, a política parece um jogo de futebol onde, em vez de discutir ideias, se faz torcida.

CLIMA
O clima chuvoso não tem ajudado o andamento da campanha. Logo no início das campanhas, a inauguração do comitê do Volnei foi cancelada por causa das chuvas. Neste final de semana foi a vez de cancelarem a caminhada da Anna no bairro Imaruí

VIAS DE FATO
Um leitor da coluna no portal Itajaí Digital enviou uma mensagem dizendo que duas figuras conhecidas da prefeitura discutiram porque um deles estava fazendo campanha no Imaruí para candidato a vereador de outra coligação. De acordo com o relato do leitor, quase saíram no braço.

ENTREVISTAS
O jornalista Luciano Sens fará entrevista com os candidatos a prefeito de Itajaí, no Programa Conexão Itajaí Açu , que é exibido aos domingos às 20h30 na TV Brasil Esperança. De acordo com sorteio realizado com representantes dos candidatos, as entrevistas ficaram marcadas para as seguintes datas.

11/09 – Volnei Morastoni 15 (PMDB);
18/09 – Anna Carolina 45 (PSDB);
25/09 – João Paulo 11 (PP).

1 Comentário

  1. uma sugestão para este grupo….UJS – União da Juventude Socialista …. que piada…. um bando de filhinhos de papai, estudam as custas da democracia e do capitalismo… usam computadores, google, e face, e celulares caros com wat sap…. assim é facil ser de esquerda e criticar o sistema em que vive…QUERIA VER ESTE BANDO DE IMBECIS, MORAR NA VENEZUELA (onde não existe papel higiênico para limpar a bunda) E OU MORAR NA COREIA DO NORTE, NA CHINA E PORQUE NÃO NA CUBA DO COMUNISMO DECADENTE E SE MANIFESTAREM CONTRA O REGIME DE LA….PURA PIADA…. APOSTO QUE DE DIA FAZEM MEDIA POLITICA MARXISTA…E A NOITE VÃO PRA BALADAS ….. este pessoal é uma piada de mal gosto… mas engraçadinha…

DEIXE UMA RESPOSTA