Hospital Marieta pode fechar uma das alas

0
107

Itajaí – A partir do dia 1º de agosto o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen fechará a Clínica Padre Pio. A Ala é destinada aos pacientes que aguardam leitos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com 384 leitos e 92% das internações realizadas através do Sistema Único de saúde (SUS) o Marieta recebe do governo estadual apenas um terço do valor repassado ao Hospital Regional de Chapecó, por exemplo, que tem 107 leitos a menos. Em maio o governo chegou a anunciar o aumento do repasse de R$ 600 mil para R$ 1 milhão ao mês. No entanto, dois meses depois do anúncio, esse aumento nunca se concretizou. A promessa não cumprida agora é alvo de uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público.

O possível fechamento da ala do semi intensivo – Clínica Padre Pio – foi comunicado à direção clínica e coordenação do Pronto Socorro através de um ofício, assinado pela diretoria da unidade hospitalar. A nota esclarece que depois de não obter êxito nas tentativas de revisão dos custeios, a direção do hospital noticiou as condições econômicas da unidade ao Ministério Público, que abriu uma ação civil pública contra o Estado de Santa Catarina e contra o município de Itajaí.

A ala que deve ser fechada a partir de agosto abriga os pacientes que aguardam leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Caso o fechamento se confirme, o impacto terá de ser absorvido por outros hospitais da região.

O Marieta é uma das maiores unidades de saúde do Estado de Santa Catarina e tem fechado no vermelho todos os meses, com um déficit mensal de mais de meio milhão de reais.

Lançou campanha

No início de junho o Hospital lançou uma nova campanha em que pede a ajuda financeira da comunidade. Além de ligações de telemarketing, o hospital também disponibiliza um 0800 para que as pessoas possam efetivar as doações. Além disso, quem se propor a ajudar também poderá autorizar a cobrança através de desconto direto na conta de luz.

Apesar de atender pacientes de todos o Estado, apenas o município de Itajaí autoriza o pagamento mensal ao Marieta. Além dos atrasos nos repasses, a unidade sofre com a defasagem da tabela do SUS. O telefone para doação de recursos é o 0800-6080054.

DEIXE UMA RESPOSTA