Apesar de tudo, patriota!

0
35

Todas as manhãs, por hábito, assisto o Bom Dia Brasil. Desde que iniciou a operação Lava Jato, há cerca de três anos, não lembro de um dia sequer que não houvesse chamada para algum escândalo político.

Recordo do quanto os brasileiros ficaram horrorizados vendo políticos escondendo propinas em cuecas, meias e, agora, malas. Como éramos inocentes! Por anos focamos em um político ou outro e não vimos o quanto a estrutura corrupta crescia e se aparelhava. Enquanto ficávamos adormecidos aguardando o posicionamento de alguém, uma quadrilha se formou em volta da Petrobrás. Por um tempo chegamos a imaginar que a corrupção tinha limites, até que vieram as prisões de grandes políticos e empresários que estarreceram todo o Brasil. E, com as prisões, uma sucessão de articulações poderosas e surpreendentes para protegê-los, como a tentativa de empoderar investigados para que retardem sentenças, a liberação antecipada de recursos como meio de persuadir e barrar investigações, ou ainda CPI´s comandadas por pessoas mais que suspeitas.

 Quando finalmente imaginamos que vimos de tudo, o presidente é grampeado, a delação é revista, mais de 50 milhões em dinheiro são achados em malas e constatamos que a justiça pode sim estar corrompida. Incrível até onde vai a “criatividade” de algumas pessoas para fazerem o mal.

A cada novo episódio político no nosso país, sinto uma mistura de indignação, orgulho e esperança. Agora há uma brecha na venda que tapa os olhos dos brasileiros. Os últimos anos foram de revelação e nos mostraram que há tempos o Brasil caminhava no escuro, em linhas tortas e tropeçando. Mas essa exposição também mostra que ainda existem pessoas trabalhando com zelo para que nosso país volte para os trilhos. Meu coração sabe que o Brasil se reerguerá.

As tratativas entre os partidos para a próxima eleição já começaram. Não espero muito de quem encabeça esse processo, pois geralmente são pessoas que há tempo respiram política e têm hábitos viciados. Espero sim o mínimo de receio quando se fala em contribuições financeiras e um pouco mais de responsabilidade nas alianças.

Minha maior expectativa está em quem paga a conta: os eleitores. Os cidadãos que dividem os mesmos sentimentos que eu. Que é patriota e que vê na política uma forma de ajudar as pessoas. É no brasileiro que invisto as “minhas fichas”, em quem não foge à luta, que quer se rebelar contra tantas injustiças e impunidades e que renova a esperança a cada dia.

Esse ano as comemorações do 7 de setembro receberam outro tipo de olhar do brasileiro. Todos relembraram a tormenta que estamos passando, sendo consumidos pelo sentimento de indignação em ver nosso país no estado alarmante que se encontra por culpa de alguns. Todos, sem exceção, possuem a absoluta certeza que o Brasil precisa mudar e unidos nesse sentimento tenho certeza que o primeiro passo já foi dado.

DEIXE UMA RESPOSTA