Coluna Anna Carolina

0
73

Segurança Máxima

Na segunda, 30, houve a audiência pública pouco prestigiada que discutiu a futura instalação do Presídio Federal de Segurança Máxima em Itajaí. Com exceção do Secretário Municipal de Segurança, todos os presentes são CONTRA, inclusive o vereador proponente que presidiu a sessão, e que é vice-líder do governo na Casa.

Segurança Máxima I

O presidente da OAB da cidade, Dr. Murilo Zipperer, pediu que houvesse sensibilidade por parte do prefeito para que o assunto não se concretize sem mais debates. A OAB ali representava dois mil advogados. Mesmo entendimento tem a Associação Empresarial (ACII), que lá estava representando mil associados.

Segurança Máxima II

O que não foi dito claramente, é que o valor para a construção de um presídio federal de segurança máxima em Itajaí já consta no projeto de Lei Orçamentária da União para 2018. Ao que parece, o Governo Federal fez sua escolha e esta foi acatada pelo Prefeito Volnei Morastoni que, mais uma vez, vai contra a vontade dos itajaienses.

Transmissão ao vivo

Acompanhei o debate sobre a instalação do presídio federal pelo facebook através do perfil “Itajaí – Santa Catarina”, que tinha mais quórum que a própria reunião. O administrador da página informou que transmitirá AO VIVO todas às terças e quintas-feiras as sessões da Câmara de Vereadores de Itajaí, já que a Casa cortou a iniciativa.

Transmissão ao vivo I

A transmissão ao vivo pelo facebook é de fácil acesso para todos, existe a possibilidade real de debate com a população e é gratuito. Hoje em Itajaí as sessões podem ser acompanhadas pela TV a Cabo e Youtube. Por muitos anos, houve a tentativa de transmissão por canal aberto, sem sucesso. Enfim, algo simples e transformador. E viva a inclusão digital!

Não dá para entender

Há uma semana a imprensa vem noticiando a possibilidade de ser instalado no bairro São João seis gigantescos tanques de gasolina. Até o fechamento dessa coluna, a Prefeitura de Itajaí não se posicionou publicamente sobre o assunto que vem aterrorizando os moradores da cidade.

Não dá para entender I

Nas redes sociais é possível sentir tamanha indignação e dúvidas que pairam sobre o assunto. Afinal, como alguém em sã consciência quer colocar tanques de combustível no meio de um bairro populoso, colocando a vida das pessoas em risco, impedindo o crescimento da área portuária e atrapalhando o trânsito?

Agora deu para entender!!

O silencio da Prefeitura de Itajaí instigou os itajaienses e a resposta veio rápida com a descoberta de que as instalações estariam cotadas para serem realizadas no terreno do Secretário da Fazenda, Erico Laurentino e, pasmem, no terreno do Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Agora deu para entender I

A notícia chateou até os mais fieis defensores do governo, que já estão cansados de tentar justificar o injustificável e ainda nem se recuperaram da repercussão negativa vinda com o aumento do IPTU, a instalação do presídio federal de segurança máxima, caso da Porshe e CPI da FMEL.

Desprestígio

Estive no almoço que prestigiou os servidores e durante o período que lá fiquei vi apenas dois vereadores e um secretário. O mesmo foi com o almoço para arrecadação de fundos da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Associação Pássaros da Luz. Será por quê?

DEIXE UMA RESPOSTA